[ editar artigo]

Uma nova experiência com o Renault Experience

Uma nova experiência com o Renault Experience

Após a final do mundial do TWIZY CONTEST 2019, acreditei que minha participação no RENAULT EXPERIENCE estivesse acabando, mal sabia eu que estavam preparando uma nova missão, ser um EMBAIXADOR do desafio, como não sou de negar desafio nenhum, aceitei. Mas afinal o que um embaixador faz? No inicio achei que deveria somente promover o desafio e incentivar os alunos da minha universidade a competir, mas com o passar do tempo, descobri que o embaixador tem outras “missões” além destas, como por exemplo participar de eventos junto com a RENAULT para divulgar o programa. E o meu primeiro evento como embaixador foi o lançamento da RENAULT DUSTER 2021, uma experiencia incrível que aconteceu em Foz do Iguaçu, e por isso resolvi contar um pouquinho de como foi.

Chegando em Foz, logo no aeroporto já deu para ter uma noção do tamanho do evento, haviam dezenas de plaquinhas escrito algo relacionado a Renault, uma verdadeira confusão, já que estava esperando encontrar com uma pessoa segurando uma plaquinha escrito RENAULT, e tinham várias plaquinhas escrito RENAULT espalhadas por todo aeroporto, apesar disto, só errei uma vez, logo na segunda tentativa encontrei o pessoal responsável pelo translado até o hotel. Chegando lá, logo na frente da entrada, o estacionamento estava lotado com as novas Duster, e muitos jornalistas saindo para o test drive, mas tive que segurar a vontade de sair dirigindo para fazer o check in no hotel.

 Com check in feito, e as malas já guardadas no quarto, desci até o saguão onde estava sendo realizado o evento, para pegar as credenciais e encontrar os outros embaixadores do RENAULT EXPERIENCE que já haviam chegado pela manhã, mas no caminho encontrei um figura que acompanha a equipe da @OrniTwizy desde o início, o Marcos Copetti, um jornalista “muito louco”, que com suas credenciais de imprensa, me acompanhou durante todo o evento, tirando fotos com alguém importante ou gravando algum vídeo para sua cobertura do lançamento.

 

Na entrada do espaço do evento encontrei a Barbara Brilhante e o Samuel Britto, os outros embaixadores, no estande do Instituto Renault,  onde ficamos com o pessoal representando o RX, e quando o movimento diminuiu, foi a hora de conhecer bem de pertinho a nova RENAULT DUSTER, Logo a frente do estande do instituto, já tinha uma, exposta para matar um pouco da curiosidade, mas nada comparado ao que estava nos esperando mais a frente, uma sala linda com um modelo em argila, onde metade era o modelo antigo da DUSTER e a outra metade o modelo 2021 para expor todas as mudanças, e o mais incrível, este modelo de argila era em tamanho real. Neste mesmo espaço a Renault se preocupou em deixar exposto todos os detalhes do novo modelo, desde os acabamentos internos, mostrando as opções de materiais, até as costuras e cores dos bancos até alguns desenhos dos designers, mas o que mais chamou a atenção, foram as três gerações da DUSTER expostos lado a lado, e onde foi possível conferir todas as novidades do novo modelo.

 

Perto do final do dia, fomos para a parte mais esperada, o test drive. Cada embaixador saiu dirigindo uma Duster, e eu sai com um copiloto inusitado, o Copetti, que enquanto eu dirigia, me contava tudo sobre este novo modelo, sai na frente e logo cheguei ao primeiro ponto do test drive, uma “pista” feita para expor as qualidades Off Road da Duster, com uma seção chamada “Caixa de ovos”, onde vários buracos bastante fundos forçavam a suspenção da Duster ao limite, jogando a carroceria de um lado para o outro sem piedade, mas surpreendentemente, a Duster encarou tranquilamente até chegar em uma rampa com um ângulo de ataque bastante elevado, mas que foi mais uma vez superado sem grandes dificuldades, dando acesso a uma curva inclinada, para testar a inclinação lateral. Neste ponto parei para ver a Barbara e o Samuel passarem pelos obstáculos, e assim pude ter uma noção do que a nova Duster é capaz, vendo as outras Duster encarar os obstáculos bastante difíceis que eu já tinha passado e com tanta facilidade que enquanto motorista não pude perceber. Seguindo o percurso, o ultimo obstáculo era uma ultima rampa, que imaginei que seria um encerramento sem graça desta parte do test drive, mas me enganei, subir a rampa foi como imaginado, bastante sem graça, mas no topo, antes de ter uma boa visão da pista, surgiu um buraco que fez a frente da Duster descer subitamente, mas somente em um lado, o que fez ficar com uma roda no ar, acrescentando um pouco de emoção ao final desta parte do percurso (e deixando um gostinho de quero mais).

 

Seguindo a programação do test drive, que estava sendo apresentada na tela da central multimídia do carro, seguimos para um longo test drive dentro da cidade, para sentir um pouquinho de como este novo modelo se comporta no asfalto, embora a quantidade absurda de controladores de velocidade e também por estar dentro da cidade, não tenha sido possível fazer testes mais agressivos, a condução neste percurso deixou bastante evidente o quanto a nova Duster é confortável, graças ao seu grande espaço interno, aliado a macies de dirigir com um câmbio CVT, até chegar à terceira parte do test drive, uma condução por estradas de terra, com tudo de ruim que temos direito, o que tornou esta, a parte mais divertida do percurso, já no início, meu copiloto que entende tudo de test drive, pediu para mostrar um pouco do que é possível fazer com esta Duster, então trocamos de lugar e esta foi a parte com mais adrenalina de todo o test drive, nunca imaginei que um carro como a Duster pudesse ser tão estável,  voltando ao ponto onde trocamos, assumi o volante novamente, até o final, com menos emoção é claro, mas o suficiente para saltar algumas elevações e sentir bem a suspensão trabalhando, o que surpreendeu bastante já que apesar de ser um carro alto, tem uma estabilidade incrível. Ao final da estrada de terra, voltamos ao hotel, onde tiramos fotos com as Duster toda suja de terra e fomos nos preparar para a próxima parte do evento.

 

Com hora marcada para sair do hotel, me encontrei com os outros embaixadores do RX no hall de entrada do hotel para aguardar o translado até o local do próximo evento, a usina de Itaipu, onde uma estrutura inacreditável foi montada para o CAR SHOW, na entrada o requinte já surpreendeu mesmo antes de entrar no salão, com o tapete vermelho, foi possível imaginar o que nos aguardava a frente, e sem dúvidas, ao entrar, todas as expectativas foram atendidas, um local belíssimo onde os convidados aguardaram o evento principal com música, comida e muita bebida. Até o momento em que as luzes se apagaram e o show começou. Onde antes havia apenas escuridão, tudo se iluminou para mostra um terreno acidentado ao pé da barragem da usina, onde varias DUSTER fizeram uma apresentação em meio a montes de terra, buracos e mato, cuidadosamente pensados para mostra toda a robustez do novo modelo, até o momento onde todas foram estacionadas em posições que valorizaram suas características fora de estrada, e permitir que os dois embaixadores da marca, Bruno Gagliasso e Vanderlei Silva juntamente com o presidente da Renault fizessem o lançamento oficial da NOVA DUSTER 2021.

 

No dia seguinte, em função dos horários dos voos os outros embaixadores do RX tiveram que se despedir cedo, e com o encerramento do evento a agenda para a manhã ficou vazia, então aproveitei o tempo livre para gravar uma entrevista com o Copetti, e depois sem nada para fazer aproveitei o tempo para conhecer as cataratas do Iguaçu enquanto não chega a hora do voo de volta para o rio grande do sul.

Renault Experience
Jonata Rocha Fett
Jonata Rocha Fett Seguir

Engenheiro Eletrônico formado pela universidade FEEVALE, atual embaixador do RENAULT EXPERIENCE. Membro da OrniTwizy, equipe vencedora Renault Experience 2019 e da etapa mundial do Twizy Contest 2019.

Ler matéria completa
Indicados para você